segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Educar, educar...

Como lidar com desobediência?

Estão a ver quando a mãe diz para fazer isto ou aquilo e do lado de lá vem um: "Não quero!"

Ora então, palmada está visto que não resolve (não defendo as palmadas e evito-as a todo o custo, mas concordo que há situações que não se resolvem de outra maneira... eu, só as dou quando já estou de cabeça perdida!)

Nesse caso, a seguir vem o castigo/ ameaça/ chantagem: Se não obedeces ficas sem ver televisão!
O problema aqui é que eu ainda não percebi muito bem a diferença entre castigo e chantagem...
Chantagem é mau, mas castigo (por comparação com a palmada) diz que é bom... mas na verdade é tudo a mesma coisa!

http://frasedeamor.co/tag/castigos/
Ao pesquisar na net sobre o assunto aparece-me outra:
Castigo é mau, o que é bom é explicar a consequência... Dizer “ou a gente faz assim e o resultado é esse” é muito diferente de dizer “se fizer isso, não tem aquilo”. (vejam aqui)

Tou com a cabeça num nó!

Eu, que não percebo nada de pedagogias, ando nesta aventura de tentar educar duas crianças e dou por mim a ter conversas como esta... Digam-me vocês como é que isto se classifica...

(conversa com ele que não queria fazer não sei o quê)

Eu: Queres portar-te bem ou portar-te mal? (ó pra mim a dar-lhe opções...)

Ele: ... (o que é que se responde a uma pergunta destas?!?)

Eu: Se te portares bem a mamã fica muito contente e dá-te beijinhos... Se te portares mal a mamã fica chateada e dá-te uma palmada! Como é que é vai ser?

Ele: Portar bem... (lindo menino!)

Chama-se a isto explicar a consequência... já ameaçando que como castigo pode vir uma palmada!

Será que assim conta? :-)

4 comentários:

  1. Mão firme, julgo ser esse o segredo. Levar o castigo até ao fim.

    ResponderEliminar
  2. Não dá para contestar... é mais que certo! Difícil...

    ResponderEliminar
  3. É muito interessante este desabafo... Acho que não é nada fácil educar e manter a postura até ao fim. Não tenho muita experiência na matéria mas caramba os miúdos testam-nos até ao limite!

    ResponderEliminar
  4. A tua piquena também te deve desafiar quanto baste... ;-)

    ResponderEliminar