terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Um dia eu vou conseguir!

Voltando à história da comida...

Ontem, o pai atrasou-se para o jantar e vi-me sozinha com o berbicacho do costume...

Ele diz que tem fome, que vai comer, mas na verdade demora que tempos e de vez em quando faz aquele ar suplicante a oferecer a colher para eu o ajudar... não há pachorra!

Quando o pai está, eu nem chego perto, que quanto mais longe eu estiver melhor ele come...

(imagem retirada da internet)
Desta vez, acabou-se-me a paciência e fiz uma coisa que o pai já andava a prometer há muito... se engonha muito vai para a cama sem comer! (quando ela tinha a idade dele passou por uma fase parecida... foi para a cama sem comer um dia e aquilo passou-lhe que foi um instante!)

Fizemos um acordo: se ele comesse a sopa, o segundo prato e a fruta a tempo (antes das 21:30) podia comer o chocolate que já estava prometido (metade de um ovo kinder). Se não comesse, às 21:30 ia para a cama tivesse acabado ou não!

Graças a Deus conseguiu comer a sopa e um bocadinho de quiche (não ia de barriga vazia), mas manteve-se o acordo... nada de chocolate! Chorou até não poder mais! Entretanto conversámos e ele aceitou:

Ele: Mamã, um dia eu vou consegui!

Coincidência ou não... conseguiu hoje! Não foi uma flecha... mas acabou por comer tudo sozinho e a horas!

Alguém me explica porque é que eu ando a evitar fazer isto há que tempos?

Acho que imaginei uma birra de proporções bíblicas sem fim à vista, mas o que é certo é que ele já é capaz de perceber e aceitar muito mais do que aquilo que eu imagino...

5 comentários:

  1. Para perceberes que não estás sozinha neste tipo de luta, informo que já pus crianças na cama sem jantar, por "opção" delas, entenda-se! Quando as tiramos da mesa, já que não estão lá a fazer nada, choram sempre muito e fazem-se de desgraçadinhas, mas quem quer comer e tem comida à frente, come e cala-se... Lá em casa não é um restaurante, para se servir a ementa a pedido!

    ResponderEliminar
  2. Temos progresso do teu menino! Parabéns!

    ResponderEliminar
  3. Ah, e parabéns ao D. por ter conseguido comer tudo a tempo e horas! :-)

    ResponderEliminar