quinta-feira, 5 de junho de 2014

Ritual na hora de dormir #1

O ser humano é mesmo um animal de hábitos... as rotinas trazem-nos segurança e conforto. A uns mais do que a outros...

Cá em casa, temos desde sempre, o mesmo ritual na hora de dormir (dos miúdos).

Gosto de escrever isto para que nunca se perca... (mas pensando bem, acho que os miúdos nunca irão esquecer! É todos os dias a mesma coisa! Será certamente uma daquelas doces recordações da infância)


A Oração da noite é tal como a minha mãe me ensinou:

"Meu anjinho da guarda, minha doce companhia,
Guardai a minha alma de noite e de dia,
Com Deus me deito, com Deus me levanto,
Na graça de Deus e do Espírito Santo.
Ámen."
(ao que o D* acrescenta: A mãe, aqui! e aponta para mim)

A seguir vêm os Beijinhos (o papá é que inventou). O papá vai enumerando e eles vão dando os beijinhos (quem não está presente leva um beijinho pro ar):

"Beijinho...
Ao bebé Jesus (chuack)
À mamã Maria (chuack)
Ao papá José (chuack)
Ao Sto António (chuack)
Ao S. Pedro (chuack)
Ao S.João (chuack)
Ao João Pestana (chuack) ... João Pestana?!?! (Yep. Nada a fazer! Já tentei explicar que o João Pestana é outro campeonato, mas entrou na cantilena e agora ao fim destes anos todos, já não há maneira de sair!)
Ao Papá (beijinho)
À Mamã (beijinho)
À Mana e ao mano (beijinho um ao outro)

A seguir eles pedem um beijinho para alguém da família que não esteja presente (tipo o tio, o avô, etc.) e aí é que começa a maluqueira... o papá finge que o beijinho vem a voar (faz o gesto com os dedos) e desata a fazer-lhes cócegas com o beijinho voador! É uma gritaria que só visto! Quando finalmente o beijinho lhes chega à bochecha, acaba-se a brincadeira... Oohhhh!
(na hora de dormir esta agitação é tudo o que não é para fazer, mas fica o mal que faz pelo bem que sabe...)

3 comentários:

  1. Aqui em casa, dá-se o beijo ao menino Jesus bebé e, às orações acima acrescenta-se "Anjo da Guarda leva-me pela mão, porque eu sou pequenina e caio ao chão"!

    ResponderEliminar
  2. Acho que eles vão gostar de aprender essa parte! ;-)

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia este versão do "anjo da guarda" mas gostei tanto que acho que vai passar a fazer parte das minhas rotinas! Cá em casa, às vezes, a hora de dormir também é assim uma verdadeira animação! Não é lá muito bom mas sabe tão bem!

    ResponderEliminar